terça-feira, 15 de novembro de 2016

Museu terá atividades alusivas ao feriado de Proclamação da República

Luiz Setti
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Priscila Fernandes- Reportagem

Conhecida como o Berço da República, por conta de seu papel essencial no movimento que pôs fim a monarquia, Itu promove nesta terça-feira (15) uma série de atividades alusivas ao feriado de Proclamação da República. As comemorações acontecem no Museu Republicano "Convenção de Itu" e incluem diversas atrações culturais, feira de livro e exposições. A visitação é gratuita.

Foi no sobrado histórico, que hoje abriga o museu, que foi realizada, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e fazendeiros, em que foram discutidos os rumos políticos do país. O encontro é considerado o marco originário do movimento em prol da proclamação da república e da fundação do Partido Republicano Paulista. E para contar a história deste imóvel, o local promove a exposição "De casa a Museu: A formação do Museu Republicano". Ao longo do dia o público poderá, ainda, visitar as mostras "Fios do Passado" e a permanente "Criando a Sala da Convenção", além da exposição "Cardápios e banquetes na Primeira República", inaugurada nas comemorações da República do ano passado.

Das 10h às 16h30, ocorre a V Feira de Livros do Museu Republicano. Nesta edição, a ação conta com a participação da EDUSP, Editora da UNICAMP, Editora Schoba e Museu da Música-Itu, oferencendo descontos de 50% no preço das publicações. Às 11, acontecerá a apresentação da Banda Clareou. Formada em Março de 2016, Clareou é uma banda composta por músicos deficientes visuais e funcionários da AIADV Escola de Cegos Santa Luzia, coordenada pelo professor de música Cadú Scalet. Com um repertório voltado à música popular brasileira, a banda propõe a inclusão social por meio de apresentações musicais.

Às 14h, ocorre uma roda de conversa com o escritor Paulo Stucchi. O autor fala sobre sua obra "Menina Mitacuña" e o processo criativo e roteiro na produção literária. Já às 15h ocorre a apresentação musical do Conjunto Manteiga de Garrafa, que possui um repertório tradicional de choro. O museu fica na rua Barão de Itaim, 67, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário